Descubra as vantagens e limitações da instalação do Kit GNV

kit-gnv

O que é o GNV ?

GNV significa Gás Natural Veicular, é considerado um dos combustíveis de menor poluição, composto por uma mistura de gases extremamente leve, com aproximadamente 90% de metano (CH4), seu principal componente.

O GNV é armazenado sob alta pressão, em cilindros especiais, instalados no carro, através do kit GNV, utilizado largamente em: táxis, ônibus, carros de transporte alternativo, frotas cativas de empresas e particulares.

De onde é extraído o GNV ?

O GNV é extraído de reservas naturais, encontrado acumulado em rochas porosas no subsolo, freqüentemente acompanhado por petróleo.
O GNV é o mesmo gás natural usado nos setores industrial, comercial, residencial e de geração de energia usado em larga escala no mundo.

A conversão GNV de carros através do kit GNV

O GNV é instalado no carro através do kit GNV, que irá proporcionar a utilização do GNV como combustível alternativo, podendo ser aplicado em qualquer carro original a: gasolina, álcool, flex e alguns carros a diesel.

A instalação de kit GNV é feita por convertedoras GNV, homologadas e regulamentadas pelo INMETRO, e consite na instalação de vários itens, mecânicos e eletrônicos.
  • Itens Mecânicos do kit GNV: cilindro, redutor de pressão, misturador, tubulação do gnv

  • Itens Eletrônicos do kit GNV: simulador de bicos, emulador de sonda lambda, variador de avanço, kit CAGN.

Vantagens da conversão com kit GNV

  • O carro convertido com kit GNV apresenta uma economia financeira bastante significativa, que pode chegar a 70%, dependendo dos preços dos combustíveis na região de abastecimento.
  • O kit GNV é altamente seguro, pois apesar de apresentar-se na forma de gás, com cilindro e pressão de aproximadamente 220 bar, não representa risco em sua utilização, sendo um gás leve que se dissipa com facilidade em contato com o ar (atmosfera) e o cilindro não apresenta emendas, costuras ou soldas.
  • Embora o GNV seja um subproduto do petróleo, de natureza fóssil, não renovável, sua origem é de natureza limpa, e a conversão com kit GNV em carros automotores representa uma diminuição de até 80% na emissão de poluentes se comparados à gasolina.

Limitações na utilização do kit GNV:

  • Para a instalação do kit GNV, a acomodação dos cilindros ocupa um espaço significativo do porta-malas, perdendo espaço para bagagens.
  • Em geral a instalação de kit GNV o carro acaba perdendo potência, principalmente se for motor 1.0 (1000 cilindradas), além de carregar um peso a mais dos cilindros e um desgaste prematuro do sistema de amortecedores traseiros.
  • Em geral a instalação de kit GNV é viável para carros que rodam a partir de 1.000 Km por mês, numa área que existam postos de GNV, devido ao alto custo de instalação R$ 2.000,00.
  • A instalação do kit GNV é viável somente para carro que rodem no perímetro urbano, onde existam postos GNV, pois sua autonomia é reduzida, em geral menos de 200 Km.
  • A instalação do kit GNV consiste em uma adaptação muito significativa na estrutura do carro, onde são feitos furos para acomodar os itens que compõem o kit gnv, corte e emendas de fios na parte elétrica do carro, referente à injeção eletrônica, perdendo a originalidade.

Situação atual GNV, para a instalação do kit GNV:

Houve uma redução significativa no interesse dos consumidores pela instalação de kit GNV, em função da crise na Bolívia, com a nacionalização de exploração de hidrocarbonetos, gerando  instabilidade, aumento de preços e cortes na cadeia fornecimento de Gás Natural, atingindo logicamente o fornecimento de GNV.